Para saber mais.

 

Escola Cidadã: Desafios, Diálogos e Travessias.

 

José Clovis de Azevedo.

Editora Vozes, Petrópolis, 2000.

 

Este livro sintetiza no plano teórico, ético e político-pedagógico, o que vem sendo mais avançado e consolidado projeto de educação pública democrática hoje no Brasil. Um projeto que, articulado à prática de democracia ativa do orçamento participativo no âmbito social mais amplo, não apenas se constitui em claro contraponto e resistência às políticas neoliberais em curso no Brasil, mas, afirma-se, por sua ação coletiva, como efetiva alternativa no campo educativo.
(Gaudêncio Frigotto).

O Secretário Municipal de Educação de Porto Alegre apresenta a Escola Cidadã como experiência educacional cujo objetivo principal é o exercício da cidadania de crianças, jovens e adultos no mundo em que vivem, compreendem e transformam. A escola parte de homens reais, vivos, concretos que produzem sua vida e, assim, as relações sociais que constroem um sujeito social, autor e ator de seu destino.
(Bernd Fichtner).

O livro contextualiza a exitosa experiência educacional de Porto Alegre, cujo prestígio internacional tive oportunidade de comprovar por ocasião de sua apresentação no Seminário Défis de la Education en Amèrique Latine que coordenei (...) Trata-se de um projeto educacional ousado que aponta para o aprofundamento da democracia brasileira.
(Hélgio Trindade).

[ Página anterior ] [ Página principal ]

 

Estatísticas de visitas. Site externo.